A QUARESMA

Lucas Lóris
2 min readMar 2, 2022

Nunca foi um empenho pra mim gastar tempo me atentando para o calendário cristão. Estações, como a Quaresma, sempre passaram desapercebidas, sem total relação com a vida real (ordinária).

Mas compreendi a pouco tempo que existe sabedoria e graça em discernir os tempos, inclusive o tempo litúrgico. Hoje, posso dizer que sou grato a Deus e a vida de algumas pessoas que Ele usou/usa para iluminar meus olhos quanto ao tempo que vivemos.

O que pensamos; o que fazemos; o que amamos…tudo está de forma intrínsecamente relacionada com o tempo em que estamos inseridos. Mas o chamado a observância do calendário litúrgico, das solenidades do povo que Deus chama para Si, é para nos discipular segundo a sua Palavra e nos adequar ao Seu tempo.

A Quaresma é o chamado ao arrependimento; é o chamado para se esvaziar; é o chamado à consciência da nossa condição pecaminosa; é o chamado para a cruz, onde nossos vícios, hábitos e ritmos precisam ser crucificados com Ele.

A Quaresma não é um chamado para “sofrer por sofrer", ou de autocomiseração. É um estilo de vida que adequa o nosso coração a ansiar pelo Noivo, enquanto Ele ainda não está aqui.

Somos convidados todos os dias até o fim dos tempos a abrir mão dessa era para receber a era vindoura, o Reino do Messias, que já chegou (iluminando o nosso interior) e que nos conduz ao arrependimento genuíno.

Meu desejo é que esse período de Quaresma seja um tempo de alinhamento para a Igreja de Cristo. Que nossos corações sejam recalibrados, que nossa mente seja renovada, que pessoas sejam curadas e salvas…

“porque o reino dos céus chegou” (Mt 4:17b)

--

--

Lucas Lóris
Lucas Lóris

Written by Lucas Lóris

Movimento de Oração. Escatologia. Espiritualidade. Profético.

No responses yet